MEDITAÇÃO

Benefícios da Prática da Meditação:

1) Melhora da energia física, da disposição, logo, da saúde em geral.

2) Melhora da motricidade, propriocepção e reflexos.

3) Aumento da criatividade, com melhor controle da inteligência emocional.

4) Reconhecimento à diversidade com melhor tolerância para o 'diferente'.

5) Aumenta a capacidade em lidar com a frustração.

6) Diminuição da ansiedade, nervosismo e preocupações.

7) Os sentidos da visão, audição, paladar, tato e olfato, ficam mais aguçados.

8) Melhora na identificação da auto expressão.

9) Aumento da motivação e da persistência no cotidiano.

10) Melhora do sono.

11) Melhora da autoconfiança, fortalecendo a capacidade individual de ser e agir com mais segurança (excelente para crianças e adolescentes).

12) Reduz a frequência dos bloqueios emocionais, tais como os ataques de pânico e fobias.

13) Aumento da resistência à dor, combate inflamações, além de reduzir o foco das doenças, devido à glândula timos que pode ser energizada na prática.

14) Melhora a concentração e a focalização mental, inclusive melhorando na performance atlética.

15) Normaliza a pressão arterial.

16) Ajuda nos problemas respiratórios e no fortalecimento do sistema circulatório.

17) Produz endorfina, atuando na melhoria do ânimo.

18) Glândula pituitária passa a secretar menos hormônios do estresse.

19) Glândula tireoide passa a secretar menos hormônios metabólicos.

20) Glândulas adrenais desativam o estresse suprimindo a adrenalina.

21) Glândula timos libera hormônio atuando no sistema imunológico. Prevenção do câncer, de gripes e de outras doenças.

22) Nos rins, há um aumento da drenagem com remoção de 'sujeiras' do corpo.

23) Nos órgãos reprodutivos, há influência na secreção produzida pelos hormônios sexuais.

24) Melhor resistência da pele (RGP).

25) Diminui a concentração de lactado sanguíneo (dejeto).

26) Durante a meditação, o consumo de oxigênio e do dióxido de carbono diminuem 40% e 20%, respectivamente.

27) Auxilia no tônus muscular.

28) Melhora a intuição, a possibilidade para a telepatia, a canalização, a compreensão do sexto sentido e a consciência do amor incondicional.

29) Pela visão da física quântica, permite entrarmos em contato com nossa inteligência supramental equilibrando os corpos mentais, vitais e físicos, a fim de vivermos mais centrados.

30) Estudo mostrou que a meditação reduz risco de morte, ataque cardíaco e derrame, além de reduzir o estresse severo em 12 minutos de prática.

31) Há evidências científicas de que a meditação produz mudanças genéticas que melhoram a saúde.

32) Comprovado pela física quântica, propicia a (co)criação de nossos desejos pois alinhamos a ressonância da nossa vibração com a possibilidade quântica da sua realização (uso da mente supramental).

33) Tornamos aptos a utilizar o verdadeiro livre arbítrio, pois nos conectamos com a 'biblioteca universal' ou 'gerador quântico' e não somente com as nossas informações, vivencias e experiências.

34) Proporciona resiliência para a vida!

35) Sentimento de conexão com tudo e o todo, seres humanos, ecologia,... Segundo Amit Goswami, meditar é a única solução para questões mundiais políticas, econômicas e sociais. Ao perceber essa conexão, finalmente agiremos em prol de nós, dos outros e do planeta! Fazer mal para o outro é o mesmo que fazer mal para mim!


A importância da Meditação:

Acalmar, domar a mente a fim de se tornar o controlador dos seus pensamentos e não ser controlado por eles: stress (maiores causas das doenças e mortes), doenças cardíacas, câncer,...

Sendo asim, você pode escolher o que pensar para vibrar energeticamente o seu melhor para:

- Manter a saúde física, mental e emocional;

- Construir relacionamentos saudáveis;

- Atingir sucesso profissional e financeiro.

Somos 99,9999999 energia! Essa energia rege toda a nossa vida: pelas leis da física quântica, leis da ressonância, da sincronicidade, e da hierarquia entrelaçada.

Sendo assim, somos somente 0,00000001 matéria, ou corpo físico. Física clássica serve para esse corpo físico!


Pra que meditar?

1)  Realizar constante neuroplastia a fim de exercitar saudavelmente e integralmente o cérebro (musculação para o cérebro):

- Desfazer crenças absolutas.

- Ao controlar nossos pensamentos, eliminamos o stress, e o cérebro começa a funcionar com mais saúde, logo, enviando bioquímicos equilibrados para o corpo físico (hormônios, sistema imunológico e bioquímico).

- Proporcionar paz e amor incondicional (corpo sublime) com a emanação da energia de conexão com a luz (hierarquia entrelaçada). A paz traz sentimento de plenitude e realização, o amor incondicional traz aceitação de si e compreensão da diversidade no mundo. Exemplo: índios, monges,...

- Perceber a vida com amplitude de visão. É o olhar panorâmico das múltiplas possibilidades de pensar, de sentir e de agir.

2) Estar em contato através da mente intuitiva com as infinitas possibilidades que o universo pode nos proporcionar:

- Acesso ao verdadeiro livre arbítrio;

- Cocriar nosso melhor futuro.

3) Estar no momento presente.


Quem deve e pode realizar?

A meditação é uma técnica que pode ser aprendida por todos, de qualquer idade. A única restrição são alguns casos de doença mental, como esquizofrenia ou depressão profunda. Porém, há estudos com pacientes em depressão leve que sugerem a meditação como tratamento.

Precisamos descobrir baseados na nossa habilidade intelectual (musical, linguística, lógico-matemática, espacial, sinestésica, interpessoal intrapessoal - Howard Gardner), qual a nossa melhor forma de meditar. Após descobrirmos a nossa preferencia, e só praticar, assim como um esporte. Ficaremos mais hábeis após algum tempo, progressivamente, de forma surpreendente.

Centenas de estudos apontam inúmeros beneficiários, como exemplo: crianças hiperativas, cardiopatas, adolescentes rebeldes, prisioneiros perigosos, pacientes de doenças crônicas,...


Postura e cuidados para meditar:

- Se preparar, fechando os olhos, acalmando a mente e relaxando o corpo físico, sentindo-se conectada à luz (pode repetir: Luz em Mim), e bem 'aterrada' ao solo.

- Os clássicos sugerem a posição sentada, com coluna ereta, para melhor fluência da energia no tronco.  A visão mais contemporânea aceita inclusive a posição decúbito dorsal (deitados de costas).  Para meditação com foco na respiração, é aconselhável a posição sentada para amplitude e movimentação da caixa torácica.


Frequência e duração da meditação:

Diariamente! Com a maior frequência possível. Vários pequenos momentos por dia se tornam mais eficientes do que somente pela manhã. Porém se puder permanecer 5, 10, 15 ou 20 minutos (ou mais) pela manhã e também à noite será mais produtivo, porque você estará atingindo 'endurance' do cérebro e aproveitando um momento para o silêncio interior.

O treinamento deve focar no aumento do tempo 'não pensar', e a observação para afastar os pensamentos quando vierem. Com o tempo, essa pausa sem pensamentos vai aumentando.


Técnicas de meditação:

1) Respiração: inspire em sete tempos, mantenha os pulmões cheios por sete tempos, expire em sete tempos, mantenha os pulmões vazios por sete tempos.

2) Praticada na empresa Google: Inspire emanando paz e amor para você, expire emanando paz e amor para todos do planeta.

3) Sugerida por Amit Goswami: potencialize o chacra do plexo solar, quando tiver em forte vibração traga essa energia para o chacra cardíaco. Quando o cardíaco estiver em forte vibração, transfira para o plexo solar.

4) Em espiral, visualize a energia descendo da cabeça aos pés, levando para o solo o que necessitar (cansaço, dor, doença, tristeza, raiva, pensamentos negativos,...). Em espiral, visualize a energia do oposto ao que enviou, vindo do solo, subindo pelas pernas até a cabeça (polaridade oposta da cura).

5) Repetição ou escuta do mantra Tryambakam (mantra conhecido como mais poderoso pelos indianos)

6) Ouvir os bowls Tibetanos - www.soundhealing.com

7) Visualização para a cura e fortalecimento do corpo físico (Dr. Gerald Epstein em "Imagens que Curam", e Dr. Carl Simonton em "Com a Vida de Novo").

8) Viagem imaginativa para algum lugar na natureza.

9) Percepção dos sentidos olfativos, visuais, tácteis, auditivos e gustativos.

10) Meditação de energização dos chacras (deitados em decúbito dorsal, energizar os chacras para harmonizá-los).

11) Meditação para co-criação dos seus desejos ou saúde plena (efeito placebo): rejuvenescimento, prosperidade financeira, metas e goals na vida, saúde (livros: Gerald Epstein, "Imagens que Curam" e Carl Simonton, "Com a Vida de Novo").

12) Oração. É sabido que ao orarmos conversamos com Deus. Quando meditamos, ouvimos Deus respondendo.

13) Praticar artes: Cantar, pintar ou dançar evitando pensar na vida. Esporte, idem (Surf é excelente).

14) Observar um fogo evitando seus pensamentos.

15) Repetição do mantra do Fogo Sagrado Alinhamento Energético, continuamente.

16) Meditação da gratidão (www.heartmath.org). Treino do amor incondicional e da compaixão.

17) Caminhar na natureza observando os detalhes do caminho.

18) Meditar enquanto lava pratos ou realiza qualquer atividade doméstica. Jardinagem é excelente! Dirigir também (prestar atenção única no trânsito e na condução do veículo).

19) Meditar enquanto ouve música suave e instrumental. Prestar atenção nos detalhes da música ou imaginar-se dançando.

20) Meditação inspirando sentindo a energia entrar pelo chacra cardíaco nas costas, expirar saindo pela frente, entrando no chacra coronário e tomando conta do corpo inteiro. Meditação e limpeza corporal (chacra e corpo energético).

21) Utilização do Japamala, para pessoas com forte inteligência sinestésicas.

22) Contrair e relaxar partes do corpo.

23) Meditação da terapia das vogais (Yoga dos Sons). Sentar ereto, inspirar profundamente e na expiração evocar alto e continuamente as vogais, até o ar acabar. Repetir de 3 a 7 vezes cada vogal.

24) Meditação de grupo:

- Dr. Paul Drouin (IQUIM), Project Noosphere: www.projectnoosphere.com

- Lynne McTaggart: www. lynnemctaggart.com

- Deepak Chopra - www.chopra.com/articles/the-power-of-group-meditation.


Projeto Meditação na Escola:

A meditação vem sendo utilizada pelos centros de educação dos países do primeiro mundo, favorecendo múltiplos segmentos. Pesquisas científicas comprovam que a prática da meditação na infância e adolescência possibilita autoconhecimento, autoestima, saúde física, mental e emocional, melhora no eu-social com maior respeito e resiliência à diversidade, promove a paz interior, a paz na interação com o outro e desperta conscientização sobre o ecossistema do planeta, além de promover melhor rendimento escolar.  O ser humano que medita aprende a utilizar da mente supramental, que é a mente de ondas cerebrais Alphas, e assim filtrando o excesso de pensamentos desnecessários, trazendo saúde e protagonismo consciente para a vida; proporcionando maior sensibilidade e utilização inteligente da coerência entre coração e cérebro (fundamental para educar o ser humano).  Este projeto ensina várias técnicas simples de meditação (acima citadas nesse site) para que crianças e adolescentes possam escolher a que mais se adapta a eles. São práticas breves meditativas que podem ser utilizadas a qualquer momento, inclusive antes das aulas regulares, para possibilitar foco e concentração; ou para ser praticada fora da escola pelos alunos, promovendo autonomia e equilíbrio emocional no cotidiano.

Escolas e centros educacionais interessados em mais informações, deve entrar em contato com a coordenadora desse site, Cristina Rohr: email cristinamrohr@gmail.com ou ZAP (21) 997459128













 

Banco de Dados Científicos

Algumas Pesquisas e Escolas em Medicina Integrativa ou Complementar

www.pbhrfindia.org - Prasanta Banerji Homoeopathic Research Foundation

www.degruyter.com - Journal of Complementary and Integrative Medicine

home.liebertpub.com - The Journal of Alternative and Complementary Medicine

www.sciencedirect.com/journal/digital-chinese-medicine - Digital Chinese Medicine

www.revistas.ces.edu.co - REVISTAS CIENTÍFICAS UNIVERSIDAD CES

www.americanmanuscripteditors.com - American Manuscript Editors

www.cmjournal.biomedcentral.com - Chinese Medicine

www.journalofchinesemedicine.com - Journal of Chinese Medicine

www.journaltcm.com - Journal of Traditional Chinese Medicine

www.journals.lww.com - Traditional Medical Journal

www.springer.com/journal - Chinese Journal of Integrative Medicine

www.lcm.amegroups.com - Longhua Chinese Medicine

www.keaipublishing.com/en/journals/digital-chinese-medicine - Digital Chinese Medicine

www.researchgate.net/journal/0254-6272_Journal_of_Traditional_Chinese_Medicine

www.wjtcm.org - World Journal of Traditional Chinese Medicine

www.worldscientific.com/worldscinet/ajcm - The American Journal of Chinese Medicine

www.sciencepublishinggroup.com/journal - International Journal of Chinese Medicine

www.ncbi.nlm.nih.gov - The National Center for Biotechnology

www.wddty.com - What Doctors Don't Tell You

www.elsevier.com - Elsevier

www.journals.elsevier.com - Elsevier

www.integrativemedicine.arizona.edu - The Andrew Weil Center for Integrative Medicine

www.revistamedicinaintegrativa.com - Medicina Integrativa

www.quantumuniversity.com - IQUIM

www. kcnh.org - Kingdom College of Natural Health

www.ensino.einstein.br - Bases de Saúde Integrativa e Bem-Estar

www.fcm.unicamp.br/fcm/lapacis - Práticas Alternativas Complementares e Integrativas em Saúde

www.cce.puc-rio.br/sitecce/website/website.dll/folder?nCurso=medicina-integrativa&nInst=cce - PUC - Medicina Integrativa

www.verbomed.com.br - Pós-graduação Médica

www.karger.com - Karger Biomedical Publisher

www.jocmr.com - Journal of Complementary Medicine Research

www.scimagojr.com - Scimago Journal

www.uts.edu.au - Australian Research Centre in Complementary and Integrative Medicine

www.gavinpublishers.com/journals/journals_details/current-research-in-complementary-alternative-medicine-issn-2577-2201 - Current Research in Complementary & Alternative Medicine

www.news-medical.net/?tag=/Complementary-Medicine - Complementary Medicine News, Research - News Medical

www.crimsonpublishers.com - Advanced in Complementary and Alternative Medicine

www.bmccomplementmedtherapies.biomedcentral.com - BMC Complementary Medicine and Therapies

www.juniperpublishers.com//jcmah/ - Journal of Complementary Medicine & Alternative Healthcare

www.journaljocamr.com - Journal of Complementary and Alternative Medical Research

www.rccm.org.uk - Research Council for Complementary Medicine

www.medcraveonline.com - International Journal of Complementary & Alternative Medicine

www.arakmu.ac.ir/en/page/2125/traditional-and-complementary-medicine-research-center - Traditional and Complementary Medicine Research Center

Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis!